segunda-feira, 21 de março de 2011
Uma semana depois do Terremoto e do Tsunami
Estamos bem e a salvo! Desculpem a demora em postar, obrigada pelos emails e as mensagens de carinho.
Sexta feira fez 1 semana que aconteceu o terremoto de Tohoku, um terremoto tão forte que sacudiu meio Japao.
Nos que vivemos aqui no Japao, estamos acostumados com tremores, 3, 4 ate 5 graus, são normais e nem nos abala. Mas dessa vez chegamos a 9, e esta escala é logarítmica, ou seja a escala 9 é 10 vezes mais forte que a 8...
Eu estava no loja, trabalhando normalmente quando senti o inicio do terremoto, pensei " ah, ta tremendo" e continuei o que estava fazendo, afinal, tremores são frequentes. Mas dessa vez não passou, e o tremor ficava cada vez mais forte. Foi assustador, mas o mais assutador foi o tsunami que devastou a costa de Sendai e Iwate.
Sim, nossos prédios são projetados para aguentar terremotos fortes, então, nao houve tanta destruicao, mas o Tsunami... bem, voces viram as imagens na TV.
Fiquei assustada e acompanhei as noticias pela TV japonesa. O posterior risco de vazamento de radiacao. Acompanhamos tudo de perto, e continuo acompanhando.
Alem de toda a tragédia, o que mais me deixou triste foi a cobertura da imprensa brasileira. O sensacionalismo feito em cima da tragédia no Japao foi horrivel.
Os parentes que estão no Brasil estavam mais assustados e desesperados que nos próprios que estamos aqui.
Estamos bem, temos comida, bebida, a vida continua e estamos todos tentando voltar a nossa rotina normal.
O povo japones é muito solidadio e esta ajudando e muito! Ao contrario que o jornalista Marcos Uchoa disse numa reportagem no Jornal Hoje - o que gerou ate o movimento ForaUchoa no Twitter.
Estamos todos economizando energia eletrica, fazendo doacoes, ajudando de varias formas, tudo para ajudar na reconstrucao do nordeste do Japao. Empresas e artistas doando muito dinheiro e fazendo campanhas.
Estou hospedando em casa dois amigos de Sendai, um estava aqui durante o terremoto, e a outra estava la, e passou pelo 9.0. Quando sentimos os abalos secundarios, que hoje ja estao bem espacados, ela ainda fica bastante nervosa, nao é para menos ne?
Ontem foram encontrados e retirados com vida dos escombros, uma senhora de 80 anos e seu neto. Mesmo depois de 9 dias passando fome, sede e frio eles sobreviveram. Sim, Deus existe e esta olhando por nos!
As cenas de resgate e as historias das pessoas que sao encontradas e estao desaparecidas aparecem o tempo todo nos noticiários daqui, são historias de superação, dor e muita emoção. Mas me emociona muito e fico chorando o tempo todo, então, resolvi parar um pouco.
Pessoal, continuemos orando, sem desespero e sem panico.
Muito obrigada pelo carinho de todos.
beijos enormes no coração de cada um!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Satie, apesar do grande choque (isso afetou todos nós), nao podemos esmorecer e temos que seguir adiante. Quando falamos que sempre devemos manter as esperanças, vide os 9000 sobreviventes de uma cidade cuja população foi dada como morta e a avó de 80 anos e o neto de 16 que passaram 9 dias debaixo dos escombros e passam bem (o neto foi entrevistado, mas coitado, está ainda em estado de choque..)
ResponderExcluirTambém não posso assistir programas de superação e dor, como as do 24 Hour television que nao aguento e começo a chorar e não paro!!
Fico feliz que voces estao bem, e as duas pessoas de Miyagi tambem. Sei que estão em boas maos!!
Beijao!
Satie,
ResponderExcluirDesejo que esteja tudo bem com vc e sua família. O susto maior já passou, agora é nos unirmos em prol de uma causa maior: ajudar o Japão!
Tenho certeza que dias melhores virão em breve para todos!
beijos
Amanda
Satie!
ResponderExcluirFaz dias que estou para te escrever!
Que bom que vc e sua família estão bem!
Fiquei muito preocupada com vc e a Van que moram aí mais pertinho da região afetada pelo terremoto e tsunami, mas fico mais aliviada em saber que estão bem.
Não dá medinho amiga? Confesso que não estou confiando 100% em tudo que dizem em respeito da radiação, eu confio desconfiando! hahaha
Tenho primos que moram em Ibaraki que ficaram muito abalados com o terremoto e retornarão para o Brasil no próximo mês, minha prima está tão traumatizada que já está com sintomas de síndrome do pânico tadinha.
Espero que tudo se normalize o mais rápido possível né?!
Enquanto isso, vamos ajudar da forma que pudermos a reconstruir esse país maravilhoso!
beijos lindona!
PS. Nossos horário NUNCA batem pra gente twuittar! :(
Oi Satie! Foi um prazer visitar a sua casa!
ResponderExcluirEspero que tudo volte ao normal o mais breve possível e que o país se recupere dessa tragédia logo. Por aqui estamos todos solidários com o povo japones.
Um beijo grande,
Flávia
http://arrimerorganiser.blogspot.com