quarta-feira, 7 de julho de 2010

Irmaos sem rivalidade - Part II

Genten, vida corrida, essa primeira semana com um membro novo na familia esta dando trabalho!
O Taiki estava enciumado, pois todos so davam atencao pra cachorrinha, me lembrou o livro que prometi traduzir, e
aqui esta, finalmente o segundo capitulo do livro Siblings without rivalry.

Vamos la, no primeiro post sobre o livro, falei sobre os
sentimentos da criança que ganha um irmaozinho/a. É mais do que normal que a criança sinta ciumes, raiva, rancor, ate ódio do irmão recém chegado.

Temos a obrigação entender tais sentimentos, pois é mais do que
natural e humano.

O primeiro passo é não negar esse sentimento e sim, reconhece-lo. Ao invés de repreender ou negar uma afirmação de seu filho, mostre a ele que
você entende o que ele esta sentindo. Entender não significa concordar ou não, significa apenas que você entendeu o que ele quis dizer

Vamos aos exemplos de como agir;

1
ao invés de;
filho "-Mamãe, você esta sempre com o bebe..."
mãe "-Isso não é verdade, eu não acabei de ler pra você?!"
coloque os sentimentos em palavras;
filho "-Mamãe, você esta sempre com o bebe..."
mãe"-Você não gosta que a mamãe fique tanto tempo com o bebe."
filho "- não gosto..."

****

2
ao invés de;

filho "- Mamãe, a Ana disse que eu pareço um palhaço!"
mãe "- Ah, não liga pra ela!"
coloque os sentimentos em palavras;
filho "- Mamãe, a Ana disse que eu pareço um palhaço!"
mãe"- Um comentário desse tipo te deixa chateado"
filho "- Sim, me deixa chateado!"

****
3
ao invés de;

filha "-Ele faz isso de propósito, toda vez que estou por perto ele me provoca!"
Pai "- Grande coisa"
coloque os sentimentos em palavras;
filha "-Ele faz isso de propósito, toda vez que estou por perto ele me provoca!"
pai "-Você acha que ele faz isso apenas para te irritar"
filha"-exatamente!"



Segundo Padrao;
De ao seu filho na
fantasia o que ele não pode ter na realidade, verbalizando.

1
ao invés de;

filho"-Leva o bebe embora daqui!!"
mãe"-Você não quer dizer isso! Você sabe que você ama a nene"
Verbalize o que a criança esta sentindo;
filho"-Leva o bebe embora daqui!!"
mãe"-Você não quer a nene por aqui, as vezes você quer que ela desapareça"

*****
2
ao invés de;
filha "-Eu o ouvi rindo de mim com os amigos dele!"
mãe"-E dai minha filha, meninos sao assim mesmo!"
Verbalize o que a criança esta sentindo;
filha "-Eu o ouvi rindo de mim com os amigos dele!"
mãe "-Isso te deixou magoada, você queria que ele te tratasse melhor como irmão."

****

3
ao invés de;

filho"- Ele sempre decide tocar bateria quando estou estudando"
mae"-nao liga, feche a porta!"
Verbalize o que a criança esta sentindo;
filho"- Ele sempre decide tocar bateria quando estou estudando"
mãe"-Isso te incomoda, Você queria que ele te perguntasse antes de começar a tocar.


Terceiro Padrao;
Ajude a criança a transferir os sentimentos hostis de uma forma criativa e simbólica.

1
as crianças estão brigando, seu filho esta torcendo o braço da sua filha
ao invés de;
"- o que você esta fazendo? vai quebrar o braco da sua irma, menino malvado"
diga;
"-sem machucar sua irma! Você pode mostrar o que esta sentindo nesta boneca?

***

2
ao invés de;
filha "-Ela é uma chata, nunca me deixa ir com ela"

mae "- Pare de reclamar!Você sabe que ela não gosta de levar pirralhas com ela"
diga;
filha "-Ela é uma chata, nunca me deixa ir com ela"
mãe"- Nao
é legal ser deixada pra trás, você quer fazer um desenho sobre como esta se sentindo?"

*****

Sua filha aparece com uma blusa rasgada na mão
3
ao invés de;

filha "-Olhe o que ela fez com a minha blusa?! Vou pegar uma blusa dela e rasgar todinha!"
mae "-Que ideia estupida!"
diga;
filha "-Olhe o que ela fez com a minha blusa?! Vou pegar uma blusa dela e rasgar todinha!"
mae"-Acho que sua irma precisa saber como voce ficou brava com isso, escreva seus sentimentos para ela"


Quarto Padrao
Pare os comportamentos perigosos imediatamente. Mostre como descarregar sentimentos de raiva de uma forma segura, e EVITE ATACAR o agressor.
Esta é difícil, eu tenho que me segurar pra não bater ou punir o filho que esta machucando o outro. Como mãe é super complicado acreditar que um filho queira machucar o outro, mas se você permitir, eles vão se machucar.

1
Seu filho esta batendo na irma menor porque ela mexeu nos blocos de montar.
ao invés de;
mae "-Que coisa feia, sua irmazinha so tocou nos seus blocos, ela nao fez nada!"
Mostre uma melhor forma de demonstrar a raiva;
mae"-Sem bater, diga a ela o quao bravo voce esta com palavras, sem bater!"

2
ao invés de;
filho"- Seu ladraozinho idiota, me devolve a minha moeda!"
mae "-Que forma mais feia de chamar seu irmao!"

Mostre uma melhor forma de demonstrar a raiva;
mae"-Voce parece furioso, mas eu espero que voces possam se enfrentar sem usar nomes feios"
filho"-Espero que voce fique longe do meu dinheiro!"


3
ao invés de;
filho "-O tonto comilao comeu todas as bolachas!"
mae "-Pare com isso que voce tambem sempre come!"

Mostre uma melhor forma de demonstrar a raiva;
mae"-Ao inves de chamar usando nomes feios, diga a ele como voce se sente ou o que voce quer"
filho "-Estou bravo por voce ter comido todas as bolachas e nao ter deixado nenhuma para mim, quero que da proxima vez voce deixe algumas!"


Gente, parece bobagem, mas so essa pequena mudança na nossa postura gera uma diferença tão grande de comportamento nas crianças! eh incrível, e eu notei também que funciona muito bem com adultos também!!

lembrando;
  1. Irmaos precisam ter seus sentimentos um pelo outro reconhecidos.
use palavras que identificam o sentimento, identifique os desejos, use simbolismos e criatividade.

2. Parar imediatamente comportamentos perigosos - Pessoas não são feitas para se machucar.

3. Peca para a criança colocar em palavras sua raiva e o seu desejo.

Bem pessoal, por hoje é isso, o post ficou enorme, mas não ficaria legal se eu cortasse no meio. Reflitam sobre isso e podemos discutir depois ok?

beijos a todas!

7 comentários:

  1. Satie, muito legal, estou adorando a tag Irmãos sem rivalidade, estou me preparando psicologicamente para os filhos e quando vier serão próximos assim como os seus, apesar de vc ter escrito que deveria ter esperado um pouco mais, pena que não existe uma receita certa, porque mesmo com direcionamento de livros etc, podemos perder a cabeça!
    Vou estar aqui acompanhando e anotando as dicas rs
    Bjs
    Pri

    ResponderExcluir
  2. Arigatow Pri,

    sim, faca amiguinhos pras criacas rs! Eh otimo e muito bom ter filhos, realmente eles dao uma luz e um sentido diferente a nossa vida.
    Assim que voce se sentir preparada te passo uma lista de livros otimos!! rsrs Ajuda muito, porque muitas duvidas aparecem!
    ah e parabens pelo sucesso da Bijin!! Vcs merecem!
    bjks

    ResponderExcluir
  3. Satie!
    Obrigada querida pelo recadinho carinhoso no meu niver!
    Ah e a minha aliança que perdi o brilhante, acabei colocando uma zirconia só pra não ficar aquele rombo do buracão! Tô com medo de colocar o brilhante e perder dinovo!
    Que legal o post sobre os irmãos, tenho 3 irmãos e não é fácil realmente!
    beijos querida

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    eu sou mãe de um filho soh *por enquanto) rs ....
    mas com certeza é normal q com a chegada d outra criança ela sinta ciumes e tal neh ...
    mas tbm acho q os pais tem d ficar mais atentos, pq as crianças as vzs tentam machucar os bebes q sentem ciumes ...
    mas claro q tudo é fase neh ... dps eles percebem q são amados igualmente ...
    gostei mto das dicas! realmente o jeito q falamos as coisas influenciam mto na vida dos outros, principalmente dos pequenos!
    bjuxx

    ResponderExcluir
  5. Angel, me manda uma foto pra eu ver a alianca! tenho uns brilhantes aqui e quem sabe?!

    Karina querida, eh precisa se preparar antes de ter o segundo ,eh um passo super importante! Ah, e sobre amar igualmente, tem 1 capitulo que fala sobre isso, que nao existe esse amar igualmente!! mas mais tarde, falamos sobre isso! aguarde! rs

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Satie! Muito legal este post! Super importante principalmente para quem tem filhos pequenos e ainda não está acostumada a lidar com o dia a dia! Muito legal mesmo!

    Tem selinho para vc lá no blog tá?


    Beijos
    Amanda
    Blog Clube da Nécessaire
    http://clubedanecessaire.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ola satie,essas dicas sao otimas mesmo,ja vou comecar a fazer um caderninho com essas instrucoes,pq quando eu comecar a minha producao,nao irei parar,hahah!
    e lembro que muitas coisas que vc citou de exemplo,eu vi em casa,quando minha mae foi ter o ultimo meu irmao morria de ciumes,hahaha...uma onda.
    E obrigada pelo comentario la no blog,e com certeza deve ser isso que vc falou,dependendo do tipo de preparo o cheio pode desaparecer.
    um beijaoo.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Adoro receber comentarios! responderei por aqui mesmo, e passarei no seu blog pra visitar ok?
bjks e se cuidem!!