segunda-feira, 21 de março de 2011

Uma semana depois do Terremoto e do Tsunami



Estamos bem e a salvo! Desculpem a demora em postar, obrigada pelos emails e as mensagens de carinho.

Sexta feira fez 1 semana que aconteceu o terremoto de Tohoku, um terremoto tão forte que sacudiu meio Japao.

Nos que vivemos aqui no Japao, estamos acostumados com tremores, 3, 4 ate 5 graus, são normais e nem nos abala. Mas dessa vez chegamos a 9, e esta escala é logarítmica, ou seja a escala 9 é 10 vezes mais forte que a 8...

Eu estava no loja, trabalhando normalmente quando senti o inicio do terremoto, pensei " ah, ta tremendo" e continuei o que estava fazendo, afinal, tremores são frequentes. Mas dessa vez não passou, e o tremor ficava cada vez mais forte. Foi assustador, mas o mais assutador foi o tsunami que devastou a costa de Sendai e Iwate.

Sim, nossos prédios são projetados para aguentar terremotos fortes, então, nao houve tanta destruicao, mas o Tsunami... bem, voces viram as imagens na TV.

Fiquei assustada e acompanhei as noticias pela TV japonesa. O posterior risco de vazamento de radiacao. Acompanhamos tudo de perto, e continuo acompanhando.
Alem de toda a tragédia, o que mais me deixou triste foi a cobertura da imprensa brasileira. O sensacionalismo feito em cima da tragédia no Japao foi horrivel.
Os parentes que estão no Brasil estavam mais assustados e desesperados que nos próprios que estamos aqui.

Estamos bem, temos comida, bebida, a vida continua e estamos todos tentando voltar a nossa rotina normal.
O povo japones é muito solidadio e esta ajudando e muito! Ao contrario que o jornalista Marcos Uchoa disse numa reportagem no Jornal Hoje - o que gerou ate o movimento ForaUchoa no Twitter.

Estamos todos economizando energia eletrica, fazendo doacoes, ajudando de varias formas,  tudo para ajudar na reconstrucao do nordeste do Japao. Empresas e artistas doando muito dinheiro e fazendo campanhas.


Estou hospedando em casa dois amigos de Sendai, um estava aqui durante o terremoto, e a outra estava la, e passou pelo 9.0. Quando sentimos os abalos secundarios, que hoje ja estao bem espacados, ela ainda fica bastante nervosa, nao é para menos ne?

Ontem foram encontrados e retirados com vida dos escombros, uma senhora de 80 anos e seu neto. Mesmo depois de 9 dias passando fome, sede e frio eles sobreviveram. Sim, Deus existe e esta olhando por nos!

As cenas de resgate e as historias das pessoas que sao encontradas e estao desaparecidas aparecem o tempo todo nos noticiários daqui,  são historias de superação, dor e muita emoção. Mas me emociona muito e fico chorando o tempo todo, então, resolvi parar um pouco.
Pessoal, continuemos orando, sem desespero e sem panico.
Muito obrigada pelo carinho de todos.

beijos enormes no coração de cada um!

4 comentários:

  1. Satie, apesar do grande choque (isso afetou todos nós), nao podemos esmorecer e temos que seguir adiante. Quando falamos que sempre devemos manter as esperanças, vide os 9000 sobreviventes de uma cidade cuja população foi dada como morta e a avó de 80 anos e o neto de 16 que passaram 9 dias debaixo dos escombros e passam bem (o neto foi entrevistado, mas coitado, está ainda em estado de choque..)
    Também não posso assistir programas de superação e dor, como as do 24 Hour television que nao aguento e começo a chorar e não paro!!
    Fico feliz que voces estao bem, e as duas pessoas de Miyagi tambem. Sei que estão em boas maos!!
    Beijao!

    ResponderExcluir
  2. Satie,

    Desejo que esteja tudo bem com vc e sua família. O susto maior já passou, agora é nos unirmos em prol de uma causa maior: ajudar o Japão!
    Tenho certeza que dias melhores virão em breve para todos!

    beijos

    Amanda

    ResponderExcluir
  3. Satie!
    Faz dias que estou para te escrever!
    Que bom que vc e sua família estão bem!
    Fiquei muito preocupada com vc e a Van que moram aí mais pertinho da região afetada pelo terremoto e tsunami, mas fico mais aliviada em saber que estão bem.
    Não dá medinho amiga? Confesso que não estou confiando 100% em tudo que dizem em respeito da radiação, eu confio desconfiando! hahaha
    Tenho primos que moram em Ibaraki que ficaram muito abalados com o terremoto e retornarão para o Brasil no próximo mês, minha prima está tão traumatizada que já está com sintomas de síndrome do pânico tadinha.
    Espero que tudo se normalize o mais rápido possível né?!
    Enquanto isso, vamos ajudar da forma que pudermos a reconstruir esse país maravilhoso!

    beijos lindona!
    PS. Nossos horário NUNCA batem pra gente twuittar! :(

    ResponderExcluir
  4. Oi Satie! Foi um prazer visitar a sua casa!

    Espero que tudo volte ao normal o mais breve possível e que o país se recupere dessa tragédia logo. Por aqui estamos todos solidários com o povo japones.

    Um beijo grande,

    Flávia

    http://arrimerorganiser.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Adoro receber comentarios! responderei por aqui mesmo, e passarei no seu blog pra visitar ok?
bjks e se cuidem!!