quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Treinamento para Casos de Emergencia e Nomikai das Maes do Kobato Gumi

Gentem

Calorzinho de final de verao ne?
Espero que estejam todos bem, aqui tudo certinho!

Faz tempo que nao postava nada sobre coisas cotidianas da vida no Japao, mas como voces sabem, meu blog nao é nem de longe especializado em nada :) e sim um apanhado de varias coisas que quero compartilhar.

Hoje aconteceu o treinamento das medidas de emergencia da escolinha em caso de incendio/terremoto. Sim todos somos treinados para saber o que fazer e pra onde ir caso aconteça algo. As criancas (Taiki tem 2 anos) passam pelo treinamento e os pais tambem.
Claro que recebi uma cartinha avisando que o treinamento seria hoje. A tarde recebi um email avisando que houve incendio na escolinha e que eu deveria pegar o Taiki na area de abrigo. Sim, estao adotando o email, pois normalmente em casos de catastrofes as linhas telefonicas deixam de funcionar por um tempo - vide terremoto de 11 de marco ne?

Entao, fui eu com meu cartao de mae (um cartao que os pais devem trazer nesses casos, para comprovar que sao os pais da crianca) para a escolinha.
Todas chegaram na hora marcada, em sala, eles nos ensinaram sobre os procedimentos, telefones de recados e como acessar informacoes sobre areas de abrigo, etc.
Depois fomos pegar as criancas no hinan (area de abrigo).

Taiki estava com o chapeuzinho normal da escolinha, pois estava muito quente, mas as criancas maiores estavam usando a protecao de fogo/terremoto na cabeça.




O mesmo tipo que o Vitinho usou no dia do Terremoto/Tsunami de 11 de marco.

As crianças estavam se divertindo nos brinquedos do parque enquando esperavam a conferencia dos cartoes. Na volta para casa Taiki me disse que ja sabia o que fazer no caso de Jishin (terremoto) quase morri de rir.

A tardezinha aconteceu o Nomikai das Maes do Kobato Gumi do Hoikuen, traduzindo, fui a um "jantar" de encontro das Maes da turminha do Taiki da escolinha.
No final de semana, a mae de um dos amiguinhos do Taiki me ligou perguntando se eu nao queria participar. Ja havia acontecido alguns desses encontros, mas nunca consegui ir, dessa vez decidi que iria, pois nao quero que meus filhos se sintam excluídos de nada, apenas porque a "minha mae nunca teve tempo pra essas coisas".
Como o convite dizia que poderia ir a familia toda, resolvi levar o Vitinho, pois, Marcio esta as voltas com a TGS e esta super atarefado.

Maes, que puderem, vao a essas reunioes! Foi acima de tudo, super divertido. Nao haviam pais como eu suspeitei, mas estavam os irmaos das criancas tambem.
Eramos 9 maes e muitas criancas numa sala de um izakaya (tipo de barzinho, com ambientes fechados para grupos), conversando, comendo e bebendo enquando as criancas brincavam, alias, destruiam o local rs.

Falamos sobre tudo, desde a hora em que o filho vai dormir (todas tentam colocar os pimpolhos para dormir as 9, mas TODOS só dormem efetivamente as 10-10;30  yeeeah somos todos iguais rs)  problemas e preocupações no desenvolvimento de cada criança ate reclamações sobre as professoras. Sim, elas reclamam muito rs.

Foram quase 3 horas de conversa, claro que interrompidos varias e varias vezes por uma criança que batia a cabeça na mesa, outra que derramava o suco, outra que queria ir ao banheiro, outra que brigava com o amiguinho, etc, enfim, um jantar normal para uma mae com crianca pequena.

As criancas se divertiram muito, e Vitinho tambem aproveitou bastante os amiguinhos do Taiki, aqui um raro momento de tranquilidade, quando Vitinho resolveu mostrar os videos do Anpaman para os amiguinhos do Taiki.




Bem meninas, e voces ja participaram desses treinamentos ou foram a esses encontros? O que acharam?
beijos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Adoro receber comentarios! responderei por aqui mesmo, e passarei no seu blog pra visitar ok?
bjks e se cuidem!!