domingo, 16 de maio de 2010

Diamantes sao para sempre!!

Oi Meninas, obrigada pela visita de todas!! Estou adorando bloggar!


Bem, hoje eu quero falar um pouco sobre as gemas ou pedras preciosas, acredito que é um assunto que fascina qualquer mulher.

Apenas para esclarecer, não existe mais a classificação pedras preciosas e semi-preciosas, hoje todas são pedras precisas!Sustentar essa classificação estava ficando difícil, pois muitas pedras consideradas semi-preciosas estavam com o valor de mercado acima das antes chamadas preciosas.

Eu tinha varias duvidas sobre as pedras, principalmente na hora de comprar. Principalmente o medo de ser enganada na hora da compra da pedra pra fazer uma jóia. Então, resolvi estudar. Encontrei num curso de gemologia na Fac. de Geologia da USP. La eu esclareci duvidas, aprendi a identificar e desmistifiquei vários conceitos errados. Para quem puder, eu recomendo este curso.

No blog, vou falar um pouco sobre cada gema, não quero me ater a dados muito técnicos, que interessam apenas aos joalheiros, vou falar da magia que envolve cada uma delas e de sua beleza.

A maioria conhece bem o trio – diamante, rubi e esmeralda. Mas existem uma infinidade de outras pedras, tão lindas quanto essas as três celebridades. Falarei sobre cada uma delas.


Mas hoje quero começar pelo Diamante!




O diamante é a pedra mais dura que existe na face da terra, apenas um diamante corta outro diamante. 95% dos diamantes extraidos vao para o setor industrial, usada para polimentos. Lembra a broca do dentista? Normalmente existe diamante na sua ponta…

Antigamente os gregos acreditavam que os diamantes eram estilhaços de estrelas que caiam do céu. Chegavam a dizer que eram lágrimas dos deuses.

A palavra "diamante" é derivada de uma palavra grega que significa "inconquistável".

Os diamantes têm muitos milhões de anos de idade. A formação dos diamantes começou há milhões de anos atrás nas profundidades da terra quando o carbono foi cristalizado por intenso calor e pressão. Os diamantes ascenderam à superfície através de erupções vulcânicas. Mais tarde, quando as atividades vulcânicas diminuíram e a era glacial tomou lugar, os diamantes permaneceram encaixados em um magma solidificado conhecido como "blue ground" ou "kimberlite"

O diamante é símbolo de compromisso e do amor eterno, por isso é usado nas alianças de casamento e noivado.




Na verdade os diamantes só são tão caros por razões de mercado e de marketing. O mercado

é controlado por uma empresa, a De Beers, que através de uma muito bem montada campanha publicitária nos conseguiu convencer de que os diamantes são eternos, a campanha publicitária da De Beers tinha sido a maior que a humanidade tinha conhecido desde a de Jesus Cristo. Hollywood foi um dos alicerces dessa campanha. Lembram-se da Marylin dizendo que o diamante é o melhor amigo das mulheres?!



Os diamantes mais famosos do mundo










O CULLINAN, o maior dos diamantes já encontrados, pesava 3.106 quilates quando bruto e originalmente um pouco menos de 1 libra e meia. Ele foi cortado em 9 pedras principais e 96 pedras menores.








O Estrela da África é a maior das pedras cortadas do Cullinan. é um dos doze mais famosos diamantes do mundo e pertence à Coroa inglesa. Ele pesava 530,20 quilates, tem 74 facetas e ainda é considerado como o maior diamante lapidado do mundo.











KOH-I-NOOR

("Montanha de Luz") pesando 186 quilates. Uma pedra de corte oval. Acredita-se ter estado, certa vez, engastado no famoso trono de pavão do Xá Jehan como um dos olhos do pavão. Relapidado no reinado da Rainha Vitória, encontra-se hoje em dia entre as joia da coroa inglesae pesa atualmente 108,93 quilates.









O Blue Hope (Esperança Azul) Mais famoso do que qualquer outro diamante, o Hope foi de Luís XV, sendo oficialmente designado de "o diamante azul da coroa". Roubado durante a Revolução Francesa, tornou a aparecer em Londres, em 1830 e foi comprado por Henry Philip Hope, razão pela qual atualmente tem esse nome.









O Amsterdã

Está ntre os mais novos diamantes famosos. Uma das pedras preciosas mais raras do mundo, um diamante totalmente negro. A belíssima pedra negra tem um formato de uma pêra e possui 145 faces e pesa atualmente 33.74 quilates.






Na verdade o diamante nao é tão raro assim, mas o mito em torno desta linda pedra já se formou. Mas me digam, meninas, lendas a parte, quem não quer um lindo anel de diamantes?


bjks a todas!!


3 comentários:

  1. Nossa esse post ficou enorme ne? da proxima vez, vou dividir em capitulos, sorry gente, ainda aprendendo a bloggar

    ResponderExcluir
  2. Ai meus olhinhos não páram de brilhar!!
    Como são lindos né?!
    Eu tbém quero um anel de diamantes lindãooo!
    Perdi a pedra da minha aliança de casamento Satie...fiquei tão triste! Agora coloquei um sintético mesmo, pq fiquei com medo de investir e perder dinovo! =(
    Amei o blog! Já to seguindo!
    beijãooo

    Angel
    http://muitomaisglamour.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. que diamantes lindos eu quero muito um diamante

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Adoro receber comentarios! responderei por aqui mesmo, e passarei no seu blog pra visitar ok?
bjks e se cuidem!!