quinta-feira, 20 de maio de 2010

Irmãos sem rivalidade

Gente,

Hoje quero falar um pouco de educação infantil. Sei que não existe a formula perfeita ou o que serve para uns nao servira para outros. Mas para que eu possa fazer as minhas opções, eu procuro pesquisar e ler muito.

Como voces sabem, tenho 2 filhos - um de 3 anos e um de 1 ano. Tive os dois aqui no Japão, e pretendo cria-los por aqui, pelo menos por enquanto.

Sempre quis ter pelo menos 2 filhos, e sempre achei que 2 anos de diferença fosse o "ideal" . Gente, se arrependimento matasse rs, eu acho que um intervalo de 3 anos talvez fosse melhor. Mas uma amigame consolou dizendo que nao importa - 2, 3,4, 5 ou 6 anos, o periodo de transicao de ter 1 filho para ter 2 filhos sempre é um pouco complicado.

Bem, quando o Vitinho tinha 1 ano e 2 meses, resolvemos começar a tentar ficar grávidos de novo. E nao é que engravidei na primeira tentativa?!! Puis é, em dezembro do ano seguinte, estava tendo o Taiki. Eles tem 1 ano e 11 meses de diferença.

Para me preparar, e preparar o Vitinho principalmente, li bastante, e hoje queria falar desse livro. Siblings Without Rivalry: How to Help Your Children Live Together So You Can Live Too - Faber and Mazlish - Irmaos sem rivalidade - como ajudar seus filhos a viverem juntos e assim voce tambem podera viver -essa foi a tradução livre que eu fiz, infelizmente não existe tradução para o português deste titulo.

Encontrei o livro por acaso, procurando outros livros na Amazon. E o titulo me chamou a atenção. Conheço vários casos de irmãos que vivem brigando, são rivais ate hoje, e quero que com meus filhos seja diferente. Como estava gravida do Taiki, e sabia que o Vitinho teria muito ciumes, resolvi comprar e ler.

Adorei!! Como o livro foi escrito durante uma serie de workshops realizados pelas autoras, conta trechos reais da vida de varias pessoas - chorei em muitos trechos, me reconheci, refleti.

Afinal, como educar seus filhos para que eles sejam amigos e companheiros sempre (esse é o sonho de toda mãe) sem que o ciumes e a inveja acabem sendo uma parte presente na relação entre eles.

Para que esse meu post não fique enorme, vou escrever sobre isso em capítulos, assim, este será o resumo em português que prometi para varias amigas!

A primeira reflexão proposta pelas autoras é imaginar como se sente o primeiro filho com a chegada do segundo bebe. E este sentimento não muda com idade. Todos sentem da mesma forma.
Vamos ao exercício: Todos nos sabemos que os casamentos são monogâmicos, certo? imagina que de uma hora para outra, a lei muda. Seu marido aparece com uma nova esposa, mais jovem, e a coloca dentro de sua casa. Como ela é novinha e recém chegada, seu marido da atenção 24h para a nova esposa. Acorda varias vezes a noite para ver se ela esta bem, fica o tempo todo cheio de cuidados com ela. Todos os parentes que antes vinham a sua casa para te ver, agora vem especialmente para ver a nova esposa e dizem "agora que você tem uma nova esposa em casa, você tem que cuidar dela ta?"
Como a nova esposa não tem muitas roupas, seu marido pega alguma das suas roupas e da para ela, afinal, você esta maiorzinha e as roupas ficam melhor na nova esposa.
Quando você reclama e diz que a odeia, ele diz "como você pode odia-la? Vocês tem que se amar, afinal as duas são minhas esposas!! e eu tenho amor suficiente para vocês duas!"

sentiu o drama? E assim que a criança se sente quando chega o irmaozinho/a. Na cabeça dela, os pais serão só dela pelo resto da vida, não existe a possibilidade de outro aparecer...

bem, continuarei num próximo post, afinal, este também esta ficando enoooorme.

bjks!!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, está lindo. Eu tb falo de crianças de vez em quando no blog. Obrigada por me seguir. Já estou te seguindo tb.
    Elisa

    ResponderExcluir
  2. Oi flor, estou te seguindo.

    www.batonetc.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Adoro receber comentarios! responderei por aqui mesmo, e passarei no seu blog pra visitar ok?
bjks e se cuidem!!